Nascido em Saint-Étienne , Capezzali começou a aprender música aos nove anos com o piano e descobriu o oboé aos 14, ouvindo uma gravação dos concertos de Vivaldi interpretados por Pierre Pierlot .
Depois de estudar um ano na Schola Cantorum de Paris , entrou nas "classes à horaires aménagé musique" (CHAM) no CNR em Versalhes onde estudou oboé com Gaston Longatte.
Ele ganhou a Medalha de Ouro e o Prêmio Honorário e obteve o Certificado de Qualificação (CA) como professor de oboé.
Em 1979, aos vinte anos, foi nomeado primeiro oboé solo dos Concertos Lamoureux .
Em 1984, ele foi premiado com o primeiro oboé solo na Orchester philharmonique de Radio France .
Ele também foi premiado nas Competições Internacionais de Genebra (1982) e Praga (1986).
Em 1988, após assumir o cargo de assistente da turma de Maurice Bourgue no CNSM de Paris , substituiu-o como professor catedrático quando o primeiro partiu para o conservatório de Genebra .
Desde 1998, leciona no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon, onde também é responsável pela responsabilidade pedagógica do departamento de instrumentos de sopro .
Ele também é professor de oboé na Haute École de Musique do Conservatório de Lausanne .
A cada ano, ele conduz sessões avançadas de prática instrumental e música de câmara na escola Britten, Institut Supérieur de Musique de Périgueux , e treina a próxima geração de oboístas em academias internacionais, como Telč na República Tcheca, Musicalp à Courchevel e o Festival Pablo Casals em Prades .
Paralelamente a estas actividades, conduz uma carreira como camerista e como solista que o leva a actuar com os maiores grupos: Orchestre National Bordeaux Aquitaine , Orchestre de chambre de Paris , Orchestre de chambre de Toulouse, etc.
É regularmente convidado para dá concertos e master classes na China, Japão, Coréia, Taiwan, Escandinávia, Rússia, Alemanha, Espanha, Polônia, República Tcheca, EUA, onde representa a Escola Francesa de Vento.
Ele trabalha com Buffet Crampon desde 1992 e também contribuiu para o desenvolvimento do oboé, particularmente o oboé da Green Line.
[ Bio facultada por WK e publicada no WK a 19 de novembro de 2020 ]