Natural do Rio de Janeiro, Emilio De Cesar é formado em Regência, Composição e Canto pela Universidade de Brasília (1975) e, em curso de aperfeiçoamento, em nível de pós-graduação, no Robert Schumann Institut (Centro avançado da Universidade de Colônia, Alemanha), na cidade de Düsseldorf (de 1979 a 1981), estudando com o professor Hans Kast, regente e diretor da ópera daquele Instituto, antigo assistente de Herbert von Karajan, em Berlim.
De 1982 a 1985, foi o Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje cognominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – OSTNCS. De 1989 a 1990 e de 2000 a 2003 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 1992 a 1994, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi também Regente Permanente da Orquestra Sinfônica de Brasília - FOSB. Foi o Diretor Artístico da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no período de 2003 a 2004.
Atualmente, Emilio De Cesar é o Diretor Artístico da Associação Cultural e Educacional de Brasília – ACEB, sendo o Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília, que pertence a esta instituição; Regente Titular do Coral da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília – IPICB, e Regente do Coral Shekinah da Igreja Cristã Manancial de Vida - ICMV. Tem sido o Regente Convidado do Coral Brasília, em vários momentos de seus projetos, estando como Regente deste grupo desde 2007.
Também é o Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros, instituída no dia 31 de julho de 1999, na Convenção Internacional de Regentes de Coros, realizada em Brasília. Emílio De César é Professor de Regência Coral e Orquestral na Escola de Música Mara Vasconcelos, em Brasília.
Gravou o 2º CD do Madrigal de Brasília – “Canto Brasilis” - com obras de compositores brasileiros, em 1998. Nos anos de 1999 e 2000 gravou o 1º CD do Coral Evangélico de Brasília.
Participou de vários Cursos de Férias dando aulas de regência coral e organizando corais, tanto em Brasília como em Nova Petrópolis, Gramado, Goiânia, Anápolis, Londrina, e outros locais.
[ Bio facultada por goias.gov.br e publicada em goias.gov.br - set de 2013 ]