Diethelm Jonas estudou em Essen na Folkwang University of the Arts , em Londres na Royal Academy of Music com Evelyn Rothwell-Barbirolli e em Freiburg na Hochschule für Musik com Heinz Holliger .
Ele venceu inúmeras competições nacionais e internacionais. Diethelm Jonas aceitou um convite para a Lübeck University of Music em 2001 , depois de ter exercido uma cadeira de oboé na Trossingen University of Music desde 1980 .
Por mais de 25 anos, Diethelm Jonas tocou como oboísta principal das orquestras sinfônicas em Essen, Munique ( BR-Sinfonieorchester ) e Stuttgart ( Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR , desde 2016 SWR Symphonieorchester ) sob muitos maestros importantes: incluindo Bernstein, Kubelik, Solti, Sinopoli, Leinsdorf, Böhm, Haitink, Celibidache, Giulini; como membro da Orquestra do Festival de Lucerna durante dez anos sob a orientação de Claudio Abbado .
Seus compromissos solo e master classes regularmente o levam a Taiwan, China, Japão e América do Sul.
Ele leciona na Geidai University em Tóquio a cada dois anos como professor visitante. Das mais de 25 gravações em CD, entre outras com o seu quinteto de Aulos e o octeto de sopros Sabine Meyer , algumas foram galardoadas com o German Record Prize ( Echo Prize ).
[ Bio facultada por WK e publicada no WK a 21 de abril de 2017 ]